A cada dia que passa, temos novos incidentes de crimes eletrônicos. Uma pesquisa realizada pela FECOMERCIO (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) constatou que uma a cada dez familias de São Paulo, já foi vitíma de crimes eletrônicos.
O incidente mais comum é o desvio de dinheiro de contas bancárias. O segundo incidente mais comum foi clonagem de página pessoal e site de relacionamento.
O engraçado é que mesmo depois de caírem nas armadilhas da internet, aproximadamente 70% dos usuários continuam realizando transações pela WEB.
Você deve estar se perguntando, eu não posso fazer mais nada pela internet? Sim, você pode. Mas é necessário ter uma grande atenção em tudo o que você for fazer pela internet. Vamos começar com algumas dicas básicas:
– Cuidado com os emails que você recebe, não abra anexos desconhecidos;
– Cuidado com os links que você clica, principalmente os links encurtados, muito comuns nas redes socias, twitter principalmente. Esses links podem estar direcionados para páginas infectadas;
– Quando acessar o site do seu banco, sempre verifique se a URL está correta no navegador de internet, por exemplo:
ITAU: http://www.itau.com.br
Pode acontecer de uma página maliciosa estar com a mesma cara do site do itaú, porém a URL pode estar totalmente diferente, por exemplo:
http://abc.it.orfg.tw.xwz.com.br
Se você não estiver atento, quando entrar com os seus dados bancários, todos os dados já foram enviados para um cracker (Pessoa mal intencionada na web).
– Tome muito cuidado com os sites que você faz compras pela internet, na grande maioria o cartão de crédito é usado como forma de pagamento. Se o site não for confiável, seu cartão pode ser clonado.
O e-commerce também vem crescendo. Metade dos paulistanos (51,5%) afirmou utilizá-lo. Praticidade, citada por 54,4% dos entrevistados, e melhor preço (27,5%) são as duas principais vantagens oferecidas pelo meio. Ainda assim, 56,4% disseram que as informações apresentadas pelas empresas na Internet não são suficientemente claras e objetivas – na pesquisa anterior, o índice ficou em 64,8%.
– Cuidado nas redes socias, não aceite convites de pessoas desconhecidas, deixe que apenas os seus amigos possam verificar seus dados e fotos, cuidado ao clicar em links postados pelos seus amigos, não seja curioso, isso pode lhe causar um grande prejuízo. Não disponibilize informações pessoais como endereço residencial, telefone celular e etc. Não fique dizendo onde você está, isso é um prato cheio para os criminosos.
A internet pode facilitar e muito a sua vida, mas ela também pode destruir a sua vida. Faça o uso consciente.
Deixe um comentário