Brasil está entre países com mais crimes virtuais

Segundo a empresa de segurança Symantec o Brasil é o quarto país em crimes virtuais em todo o mundo, perdendo apenas para EUA, China e Índia.
Um estudo feito pela Symantec, batizado de Internet Security Threat Report, fez um balanço da segurança digital em 2012. O estudo aponta que no ano passado houve aumento de 42% nos ataques para alvos específicos, para os fins de espionagem industrial.
O estudo observar um grande crescimento nos ataques conhecidos como “watering hole”. O termo se refere a uma nascente onde animais selvagens bebem água. É um óbvio lugar para um caçador se posicionar a espera da caça.
Em palavras mais simples do termo, o criminoso virtual estuda a vítima para determinar que sites ela acessa, ou seja, quais são seus “watering holes”. Após isso, o criminoso testa esses sites até encontrar um que esteja vulnerável.
Se ele encontra a vulnerabilidade, o site é invadido e utilizado para transmitir um software malicioso aos computadores das vítimas. Uma tática comum, é invadir sistemas de pequenas empresas, que geralmente são mais vulneráveis, para depois, invadir sistemas de alguma grande empresa que faz negócio com ela.

O Brasil ainda não tem uma legislação convincente para este tipo de crime. Nós vemos muitos, mas dificilmente existe alguma punição.

Recentemente foi aprovado o projeto de lei Carolina Diechamann, que fica configurado como crime invadir o computador, celular, tablet ou qualquer equipamento de terceiros, conectados ou não à internet, para obter, destruir ou divulgar dados sem autorização do dono do equipamento. Porém, a pena ainda é muito branda de 6 meses a 1 ano. E caso a invasão resulte em divulgação de dados privados, segredos comerciais e industriais e informações sigilosas a pena aumenta para até 2 anos.

Na maioria das vezes, os crimimosos virtuais encontram alvos fáceis na internet. Algumas dicas simples, para aumentar sua segurança na internet:

– Não poste na internet seus dados pessoais, como telefone, endereço;
– Cuidado com as fotos nas redes sociais;
– Não poste nas redes sociais onde você está ou estará;
– Altere suas senhas de e-mail, sites de banco, redes sociais, pelo menos uma vez por mês;
– Não abra e-mails de pessoas desconhecidas;
– Cuidado ao clicar em links encurtados, você não sabe o que está por traz;
– Utilize senha no seu smartphone, hoje a maioria deles, tem o mecanismo de apagar todos os dados após errar algumas vezes a senha, você pode perder o aparelho, mas os dados não estarão em mãos erradas.

Algumas simples atitudes, ajudam você a se manter mais protegido na internet.Image

Marcado com: , , ,
Publicado em Sem categoria

Deixe um comentário

Follow VINÍCIUS OLIVEIRA on WordPress.com