Dentro do Cloud Computing, existem 3 modelos de implantação, abaixo será explicado resumidamente o funcionamento de cada um deles.

SaaS (Software as a Service)
O líder dentro do Cloud Computing. Com este modelo, um fornecedor de software licencia sua aplicação para ser usada e comprada sob demanda pela Internet. A medida que mais computadores e empresas acessam a Internet, o modelo SaaS se torna mais e mais viável em comparação com o modelo de software tradicional de compra de licenças. Além disso facilita o controle de versões, a empresa não precisa se preocupar em atualizar o sistema para uma nova versão ou se preocupar se a infraestrutura interna suporta, a empresa só precisa se preocupar com o link de internet.
PaaS (Platform as a Service)
Mais voltado para desenvolvedores, com uma plataforma que envolve todo o ciclo de desenvolvimento, incluindo hospedagem, testes e implantação na internet.
IaaS (Infrastructure as a Service)
O provedor oferece máquinas virtuais, servidores físicos, armazenamento, switching e recursos de conectividade. O contratante é responsável por instalar e manter o sistema operacional, sistemas ou máquinas virtuais; o fornecedor é responsável pela gestão da infraestrutura de hardware que os sistemas ou máquinas virtuais estão rodando.
Deixe um comentário